São José, amparo das famílias

Tríduo em Honra a São José
Igreja Caracol - Canela


Sua influência é universal sobre toda a Igreja, que ele protege, e no entanto, a exemplo da Providência, se estende aos menores detalhes; “modelo dos operários”, interessa-se por cada um que lhe implora. É o mais universal de todos os santos pela sua influência e faz encontrar um par de sapatos a um pobre que os esteja precisando.

Evidentemente, sua ação é sobretudo de ordem espiritual, mas estende-se também às coisas temporais; é o “sustentáculo das famílias, das comunidades religiosas, a consolação dos infelizes, a esperança dos doentes”. (Capítulo VII do livro A Mãe do Salvador e seu amor por nós. Tradução: PERMANÊNCIA).

É o chefe da família e atua sempre como Deus lhe manda, muitas vezes sem compreender o por que Deus lhe pede, mas tendo fé e confiança nele.

"Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe tinha ordenado: levou Maria a sua casa" (Mt 1, 24-25).

Quando se inteira que Maria estava grávida pensa em abandoná-la porque a queria muito e não desejava denunciá-la publicamente (como era o costume da época), mas o Anjo de Deus lhe apareceu em sonhos e lhe disse que o que tinha sido engendrado no ventre da Maria era obra do Espírito Santo e que não temesse em recebê-la.

"Ela deu a luz um filho, e lhe pôs o nome de Jesus" (Mt 1, 25).
Quando nasce o menino, lhe põe o nome de Jesus, como o Anjo lhe havia dito.

Logo, quando Herodes tinha intenções de matar o Menino Jesus e ante outro aviso do Anjo do Senhor, José toma a sua família e marcha para o Egito.

Por último, com a morte de Herodes e ante um novo aviso do Anjo de Deus, leva a sua família a instalar-se no Nazaré. São José, Casto Marido da Santa Maria, acolhe ao Jesus em seu coração paternal, educando-o, cuidando-o, amando-o como se fosse filho dele. O Menino Jesus aprende de seu "santo adotivo" muitas coisas, entre estas, o ofício de carpinteiro.

Ora, queridos irmãos e irmãs, o tema que temos nesta noite de tríduo é justamente SÃO JOSÉ, AMPARO DAS FAMÍLIAS, invocação que encontramos em sua Ladainha que tradicionalmente se reza para este santo. Digo justamente, porque não pode haver maior característica deste santo que possamos invocar do que a de sustentáculo das famílias, por um simples motivo: foi pai da mais SANTA família que pisou sobre a terra!

Mas, para meditar neste ponto vamos nos ater em dois pontos que são importantes sobre este assunto: a coragem de assumir o Cristo, e o cuidado com sua família!

*A coragem de assumir o Cristo quer dizer em primeiro lugar que José teve a capacidade de ouvir primeiro para então pensar e só depois agir. Ouvimos anteriormente, que José ficou com medo de receber Maria por sua esposa, ficando até com a idéia de sumir da cidade. Ora, em nossas famílias talvez não tenha acontecido o mesmo, mas temos por vezes muitas coisas que não queremos assumir por medo, ou desconfiança. José estava pensando nisso, mas teve capacidade de ouvir a voz de Deus que lhe deu a resposta para o seu medo: não temas em receber Maria por tua esposa...
*Depois podemos ver em São José a figura perfeita de cuidado para com sua família, protegendo-a dos perigos, e sustentando-a com o necessário.

Meus irmãos, é por tudo isso que este santo sabe o que se passa em nossas famílias, ele sabe o que pai, o que tu mãe passa em tua casa. É graças a esta sabedoria que o invocamos, e devemos fazê-lo, para proteger e auxiliar nossas famílias. São José só teve êxito em sua missão por que teve esta paciência de não atropelar as “coisas”, primeiro OUVIU a Deus, depois PENSOU nas palavras de Deus, e então AGIU conforme Sua Vontade. Que podemos mais querer imitar se não santo tão eminente!


Oração a São José pelas famílias
São José, intercessor das famílias por excelência, eu vos recebo como Pai da minha família. Ensinai-me, São José, a amar, a orar, a falar, a trabalhar, como tão bem ensinastes a Jesus.
Peço-vos especialmente pela salvação de da minha família.
Libertai-a, São José, das amarras do inimigo das famílias, e fazei-a, São José, servir a Deus como o senhor O serviu.
Querido São José, santificai minha família.
Amém.

Amparo das famílias, rogai por nós.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022