“CRISTIANISMOS ADAPTADOS”

Depois do Cancílio Vaticano II muitas idéias tem circulado o globo. Algumas podem realmente, de um jeito ou de outro, ter trazido desenvolvimento ou clareza sobre certo ponto teológico. cruz470jn6

Mas me refiro neste texto àquelas idéias – que são a minoria – que de maneira alguma troxeram benefício a Igreja, ou também a teologia de modo geral. Estas idéias somente espalharam discordância e “joio” no meio da ceara do Senhor. Coisa claríssima que muitos não souberam distinguir alguns anos atrás é que o desenvolvimento teológico pode ser relativo em se tratando da verdade cristã. Ora, qualquer um pode “fazer teologia”, nem por isso a suposta verdade teológica que tal descobre ou desenvolve se enquadra na verdade mesma da fé cristã.

Por isso, o depositum fidei sempre terá validade e efeito em primeiro lugar de preservação da verdade e em segundo de denúncia dos erros anunciados ou cometidos.

Ele vem salvaguardar a integridade da verdade em meio a uma artilharia de in- verdades. Dentro desta tarefa se encontra o Magistério denúnciando claramente os cristianismos adaptados.

Mas como identificar um cristianismo adaptado?

[continua]

Pax Christi

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022