O que permanece


Nós vivemos num Universo que é, ao mesmo tempo gigatesco o suficiente para nos envolver, e pequeno bastante para caber em nosso coração. Na alma do homem está a alma do mundo, o silêncio da sabedoria.
Tudo em nós funciona perfeitamente bem - e em harmonia com a natureza. O que há de bonito no dia de hoje? Procure responder essa pergunta, porque ela lhe dará uma melhor imagem de você mesmo.
As nuvens que estão ocupando neste momento o céu de sua alma, vão passar. O sol retorna, e não passa nunca. A seguir, algumas histórias de pessoas que buscam a unidade com Deus.
Aquele que deseja aprender
Alguém perguntou ao sufi Halgavi:
"Como um mestre escolhe seus discípulos?"
"Todo aquele que deseja realmente aprender, precisa ter consciência de que já tem a Verdade dentro de si. Basta apenas despertá-la".
"Mas como o senhor pode distinguir as verdadeiras intenções daqueles que se aproximam?"
Halgavi respondeu:
"Sempre procurei manter uma atitude humilde e submissa. Certas pessoas procuravam se aproveitar disso, e eu me afastava delas. Outras pessoas me olhavam como se eu fosse um verdadeiro santo, e eu me afastava delas ainda mais rápido. Assim, ficaram ao meu lado apenas as que viam como uma pessoa igual a elas."
Vivendo em branco
Uma interessante história retirada do livro "Contos desta e de outra vida" relata a chegada de um homem - que muitos consideravam santo - nas portas do Paraíso.
Pretendia viver ali para sempre, mas foi recebido por um fiscal de São Pedro, que fez um extenso questionário a respeito de sua existência. No final, embora demonstrando um profundo respeito pelo recém-chegado, deduziu que ele não estava pronto para entrar.
- Mas logo eu? - replicou o homem. - Enquanto estive na Terra, respeitei todas as regras do Santo Caminho! Tenho aqui uma lista de todas as coisas boas que fiz!
- Pois eu também anotei algo sobre nossa conversa. - respondeu o fiscal. Vamos analisar ambas as listas.
- Cultivei o dom da prece...
- Somente em seu próprio favor.
- Acreditei no poder da caridade...
- Mas jamais resolveu praticá-la.
- Nunca prejudiquei meus semelhantes...
- E tampouco nunca ajudou ninguém.
- Calei toda palavra ofensiva...
- Mas não abriu a boca para defender ninguém.
- Calculei todos os meus passos...
- Com medo de ser criticado.
- Jamais procurei defeitos no próximo...
- Contudo, não aproveitou os bons exemplos.
Desiludido, o homem calou-se. O fiscal passou carinhosamente a mão na sua cabeça, dizendo:
- Não basta fugir do mal, é preciso fazer o bem. Você tem a consciência branca, se veste de branco, mas sua existência na Terra também se passou da mesma maneira: em branco. Volte, viva um pouco; quando retornar aqui as portas estarão abertas.
E o homem foi enviado de novo para a Terra.

Comentários

Anônimo disse…
Buscar a unidade com Deus requer o esvaziamento de si mesmo para o encher de Deus, encher de Sabedoria!

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022