Respeitando o trabalho


Diz o poeta indiano Rabinranath Tagore: "Eu dormi e achei que a vida era Alegria. Acordei e descobri que a vida era Dever. Cumpri meu dever e descobri que ele era Alegria". Na verdade, através do meu trabalho eu descubro a vida, as pessoas, e tudo que acontece à nossa volta. A única armadilha que preciso me dar conta é não achar que um dia é igual ao outro. Na verdade, toda manhã traz em si um milagre escondido, e precisamos prestar atenção a este milagre."
"Dever" é uma palavra misteriosa, que pode ter dois significados opostos: a ausência de entusiasmo, ou a compreensão de que precisamos dividir nosso amor com mais de uma pessoa. No primeiro caso, estamos sempre dando uma desculpa para não aceitar nossa responsabilidade; no segundo caso, o dever transforma-se em uma espécie de devoção, de amor irrestrito pela condição humana, e passamos a lutar por aquilo que queremos que aconteça.Isso eu procuro através do meu trabalho: dividir meu amor. O amor é também uma coisa misteriosa: quanto mais dividimos, mais se multiplica. Existe um comentário no Genesis que sempre me intrigou: o trabalho é considerado como uma espécie de maldição que Deus joga no ser humano. Quando Adão comete o pecado original, escuta do Todo-Poderoso: "em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. No suor do teu rosto comerás o teu pão". Custou muito tempo para que eu entendesse que, ao fazer isso, Deus estava colocando o Universo em movimento. Até então, tudo é lindo, paradisíaco - mas nada evolui, e, como acabamos de conversar, Adão passa a crer que um dia é igual ao outro. E por conseqüência perde o sentido do milagre de sua própria existência.Então o Senhor, olhando sua criação, entende que é preciso ajudá-lo a reconquistar este sentido. Por que um dos grandes sonhos de muitos seres humanos é um dia deixar de trabalhar? Porque não ama o que faz. Se amasse, pediria aos Céus para que o conservasse com saúde e entusiasmo suficiente de modo a poder, no último dia de sua vida, acordar naquela manhã e fazer algo de útil para si, para sua família, ou para outro ser humano. Um homem caminhava pelos Pirineus franceses, quando encontrou um velho pastor. Dividiu com ele seu alimento, e ficaram um longo tempo conversando sobre a vida. Em um dado momento, o tema começou a girar em torno do trabalho.- Não sou livre. Minha vida é miserável porque sou escravo do meu emprego. O pastor começou a cantar. Como estavam num desfiladeiro de montanhas, a música ecoava suavemente e enchia o vale. De repente, o pastor interrompeu a música, e começou a blasfemar contra tudo e todos. Os gritos do pastor também refletiram nas montanhas, e voltaram até onde os dois se encontravam.- Tudo depende do que você está fazendo - disse o pastor. O trabalho é como este vale, reflete a energia que colocar nele. "Não existe tarefa miserável. Se não está satisfeito, corra o risco de mudar tudo e dedicar-se ao que ama. Melhor ser alegre com um pequeno salário, que ser infeliz porque tem medo de mudar."

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022