O TREMULAR DA BANDEIRA

bandeira do rs Neste dia 20 de setembro, aqui no Rio Grande do Sul, falam-se muito da coragem e da personalidade forte dos sulistas, os gaúchos. De fato, tenho que concordar que muitos gaúchos “honram” esta fama de corajosos e destemidos.
Mas considero que tal personalidade não seja mérito somente dos gaúchos, os sul-rio-grandenses. Ela esta entranhada em muitas pessoas, que podem estar em diversas partes do Brasil. E no mesmo estado do Rio Grande do Sul podem estar pessoas que de maneira alguma compartilham desta personalidade que marca o gaúcho e da qual ele se orgulha tanto. Diria mais, que em minha opinião, a maioria do Estado rio-grandense não se encontra essa característica “naturalmente” nas pessoas.
É, digo “naturalmente”, porque analisando a partir das manifestações coletivas, todos têm esta personalidade.
Como explicar então este fato? Como podem todos manifestar este tradicionalismo sem o terem naturalmente?
Acredito que por muitos motivos. Mas o mais significativo e mais romântico seja realmente o da representação do amor a este solo pela bandeira gaúcha. Esta bandeira que vejo tremular ao vento através da janela de meu local de trabalho é símbolo que anima e faz nascer uma força e coragem que naturalmente não se tem. Através dela muitos homens e mulheres do passado amaram este chão sem terem conhecimento de suas fronteiras. Por ela outros tantos deram gostas de suor trabalhando não apenas para seu sustento, mas também para fazer crescer a soberania desde Estado. Almejando levar ela ao mais alto cume da democracia, homens e mulheres deram a vida querendo com ela soprar ainda mais nesta bandeira, para que ela nunca deixe de tremular.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022