“Padre volta para África com 45 mil livros”

Noticia comentada- logo animado

A devastação da guerra é sempre maior do que se pode imaginar.

A frase “na guerra a primeira coisa que se perde são os livros…”, isto é evidente de acordo com a menmtalidade do povo que domina – as vezes gente da própria nação –, de que interessa a estes a educação e ainda mais, a cultura em geral?!

É por isso que fica tão difícil a reconstrução daqueles povos aleijados pela guerra, por não haver interesse nos “livros” para tal reconstrução.

***

Depois de sete anos morando em Pelotas, o padre Martinho Kavaya volta para a Angola com um contêiner repleto de material que irá ajudar a reconstruir escolas, destruídas pela guerra em seu país: mais de 45 mil livros arrecadados durante quatro meses de intensa campanha que mobilizou a comunidade da região irão beneficiar o município de Ganda, onde vivem cerca de 400 mil habitantes. Além dos livros, foram doadas classes escolares.

Na manhã desta sexta-feira (16), eu acompanhei o trabalho do Exército, que auxiliou no carregamento da carga em um caminhão. Daqui, o material segue para o porto de Rio Grande, de onde será levado de navio até a Angola.

O padre, que é muito querido e vai deixar saudades por aqui, me falou que na guerra a primeira coisa que se perde são os livros, o exército coloca fogo em tudo. Durante uma guerra ninguém quer que o povo tenha cultura e conhecimento. Padre Martinho me falou também que viu muitos parentes e amigos morrerem na guerra.

-Vi meu avô e minha avó serem decapitados na minha frente quando era criança, e prometi que mudaria meu país através da educação. Vim para Pelotas para estudar e me formei em duas faculdades, agora é a hora de voltar. Somente Deus para agradecer por mim o que o povo de Pelotas está me dando.

Aqui adquiri conhecimento através de duas faculdades e estou levando conhecimento através de livros.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022