Lupercália e São Valentim*

*Extraído de http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=14874&section=capa_offline

A história do Dia dos Namorados em versões lendárias que lançam aízes na Roma Antiga. Uma delas relaciona a data com a festa da Lupercália, dia em que os romanos invocavam os deuses para que afastassem os lobos dos arredores das cidades. Na véspera da Lupercália, os nomes dos jovens romanos ainda solteiros eram escritos em pedras colocadas em grandes jarras. Na festa, cada jovem
olteiro retirava uma pedra com o nome da pessoa que seria seu Lupercália e São Valentim  namorado ou namorada por um dia.

A outra versão é a de que os governantes romanos, em permanentes guerras, desestimulavam o casamento dos soldados. Casados, eles pensavam mais em suas mulheres e seus filhos do que nas guerras que tinham de fazer. São Valentim, no entanto, casava-os secretamente, desafiando a proibição. Por isso, São Valentim (que morreu por volta do ano 270) é o patrono dos namorados em muitos países do Hemisfério Norte e 14 de fevereiro, dia do santo e da festa da Lupercália, é também a data dos que se amam.

No Brasil, essa tradição apenas mudou de data.


Fonte: Encyclopedia of Word
and Phrase Origins, de Robert

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022