Catedral de Chartres: O homem quando alcança Deus

Em 24 de Outubro de 1260 a Catedral de Chartres, na presença do rei Luís IX foi inaugurada essa maravilhosa igreja. Henrique IV, o rei que pronunciou a famosa frase “Paris vale bem uma missa”, foi o único monarca francês a ser sagrado nesse templo. Blog do Noblat


A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em 1145 e foi reconstruída após um incêndio de 1194. Marca o zénite da arte gótica na França. A vasta nave, em puro estilo ogival, os adornos com estátuas finamente esculpidas de meados do século XII e as magníficas janelas com vitrais dos séculos XII e XIII, todas em notável estado de conservação, combinam-se para formar uma obra-prima inigualável. Tem uma área superior a 10000 m2, 130 m de comprimento e largura máxima de 46 m.

Em 24 de Outubro de 1260 a catedral foi consagrada na presença do rei Luís IX. O rei Henrique IV foi o único monarca francês a ser sagrado neste templo.

O edifício original construído por Fulbert incendiou-se em 1194 e imediatamente se acometeram as obras de reconstrução, que se prolongariam durante 60 anos. O acrescento mais importante é a torre noroeste, dita Clocher Neuf, concluída no ano 1513 para equilibrar a composição imposta pela primeira torre (que se erguia desde 1160). O interior impressiona tanto pelos 37 m de altura que alcança a nave central como pela harmonia e elegantes proporções, embora infelizmente já se tenha perdido a maioria da estatuária original (o retábulo da crucificação foi demolido no século XVIII).

A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante graças a uma série de esculturas de meados do século XII; o pórtico principal contém um magnífico relevo de Jesus Cristo glorificado; a do transepto (ou nave transversal) meridional (c. 1224-1250) organiza-se em torno a imagens do Novo Testamento, que narram o Juízo Final; enquanto que o pórtico oposto, situado no lado norte, está dedicado ao Antigo Testamento e ao advento de Cristo e se destaca pela impressionante qualidade do grupo escultórico dedicado à Criação.

No total, o edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo.

Há em Chartres um labirinto, no chão, todo em mosaicos de mármore. No centro está uma rosa. Para chegar ao centro é preciso caminhar pelos quatro quadrantes, que representam a cruz de Cristo. A rosa representa a força do cristianismo.

Esse labirinto, ao contrário de outros labirintos, não foi feito para nos perdermos, foi feito para que nos encontremos com nossa fé e tornou-se rota alternativa de peregrinação a Jerusalém. Impossibilitado de ir à Terra Santa, o fiel da Idade Média o percorria de joelhos. Todas as catedrais da Idade Média tinham seu labirinto, mas poucas são as que o conservam até hoje.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Chartres e Blog do Noblat

Catedral de Chartres

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022