Monteiro Lobato e valores humanos

Um dos maiores escritores no campo da literatura infantil esta sob censura em uma de suas obras com a acusação de alimentar o racismo. Trata-se da obra “As caçadas de Pedrinho” onde existem falas sobre a cor de tia Anastásia.

Não se poderia beirar mais ao absurdo do que isto, uma censura. Graças a atual política tudo parece estar sendo vigiado como em pleno “comunismo”, até as literaturas clássicas. Aliás, antigos regimes totalitários como o hitlerismo e stalinismo proibiram e caçaram obras classificadas como clássicos que eram lidos quase que obrigatóriamente por quem almejasse um conhecimento maior.

O interessante é que, ao se tratar do perigo que rondava a censura sobre uma simples obra (apesar de seu valor), a grande maioria de organizações e instituições logo se manifestaram contra esta decisão. Mas quando se trata de censura contra valores humanos? Acredito que estes têm mais valor que uma obra infantil (apesar de seu valor, repito). Muitos falam que é hipócrita quem insistentemente defende valores essenciais do ser humano, mas convenhamos: esta é a maneira de dar uma resposta simples e rápida para não usar o cérebro.

Bom, mas parece que o bom censo (para dar oxigênio a democracía morinbunda deste país) venceu e tal obra de Lobato não será banida.

[Quer baixar o livro As Caçadas de Pedrinho? Clique aqui]

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022