Conversão de São Paulo

At 22, 3-16 Mc 16, 15-18
Pe. Valderi
Caríssimos irmãos em Cristo.
Hoje nos saudamos assim, irmãos em Cristo, e muito devemos a este apóstolo das gentes. Neste dia fazemos memória deste fato histórico que não somente mudou a vida de Saulo de Tarso mas alavancou a mensagem de Cristo dando partida a universalidade da Boa Nova de Jesus. São Paulo, este grande apóstolo também pode ser chamado de grande missionário e grande teólogo.Paulo teologo
Missionário por ter sido graças a ele que a mensagem cristã começou a ser pregada aos pagãos, ou seja, a todos aqueles  que não eram judeus. Iniciou uma nova visão de evangelização abrindo as portas da mensagem salvadora de Cristo também àqueles que nem sequer conheciam um Deus único.
Teólogo por ser um dos primeiros a fazer uma reflexão profunda e pessoal sobre a mensagem cristã. Hoje não conseguimos estudar a palavra de Deus sem nos remeter a Paulo em suas cartas. Ele consegue nos mostrar a real eficácia da voz de Deus quando nos deixamos tocar por Ele.
Saulo, Saulo, por que me persegues? Paulo era perseguidor implacável dos cristãos, pois acreditava como muitos judeus que estes faziam parte de uma seita revolucionária que poderia ser perigosa para o estado mas principalmente para a religião dos judeus. Como ouvimos nesta leitura, ele mesmo declara que prendia a todos não importando se era homens ou mulheres. Este perseguidor de coração fechado para estes cristãos não resiste a voz de Jesus. Este é o encontro decisivo – estando perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim –, Cristo fala-lhe e mostra sua nova vida a partir daquele momento.
Conversão de Paulo - Michelangelo Somente neste encontro pessoal com Cristo podemos ter a certeza do que fazer em nossas vidas. Assim como Paulo, temos a oportunidade de encontrar a Cristo e ouvir sua voz, que as vezes pode estar encoberta atrás de um acontecimento, de uma tragédia, de uma criança, etc. Para nós cristãos, que não necessitamos de uma conversão extrema como a de Paulo, a voz de Deus nos fala através de muitas coisas, mas principalmente através de sua Palavra nos santos Evangelhos. Muitas vezes estamos tão acostumados com o mundo e as coisas que nos cercam que acabamos perdendo aquela atenção que nos faz ouvir a Deus a cada instante de nossas vidas. Isto é um convite para nós: estejamos mais atentos a Deus e sua voz que com certeza nos fala todos os dias.
Paulo, apesar de não ter conhecido pessoalmente a Cristo, cumpriu fielmente o mandato de Jesus que acabamos de ouvirPaulo Missionario neste evangelho: ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. Seu ímpeto missionário expandiu a Palavra de Cristo, mas também deu novo ânimo a Igreja que estava nascendo, deixando para ela um verdadeiro legado de como evangelizar, de como mostrar ao mundo a boa nova de Cristo. O missionário que leva o evangelho a todos os lugares não sente temor ao encarar realidades novas, pois ouve a palavra de Cristo e sente coragem para enfrentar tudo em nome de Jesus.
O mandato de Jesus se estende a todos os batizados, é um chamado universal para que cada cristão possa também ser como Paulo, um missionário, um teólogo, um apóstolo, levando a Palavra de Cristo a cada lugar onde eu possa estar, em casa, no escritório, na fábrica, no campo. Sempre existe alguém que necessita ouvir o que nunca ouvir de Cristo, neste momento você é o mensageiro de Jesus.
Que a certeza da missão de Paulo possa ser nossa certeza de fé e esperança: sei em quem acreditei; estou certo de que o justo juiz conservará a minha fé até o dia de sua vinda.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022