Segunda-feira Lv 19,1-2.11-18 Mt 25,31-46

I Semana da Quaresma

Pe. Valderi

A santidade é nosso objetivo, pois todos desejamos estar junto de Deus, ou seja, estar onde Ele estiver e para isso é preciso ser como este lugar pede para Nele possamos entrar. Isto é, ser santo. Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo (v.2).

Estimados irmãos, a santidade não é um estado impossível, passou-se o tempo em que falar de santidade era falar de alguns pouquíssimos que se enclausuravam e lá tinham mais “facilidade” de encontrar o caminho da vida pura. Hoje, cada ser humano, vivendo onde vive e como vive pode alcançar este grau de vivência cristã que o possibilita a esta entrada no Reino de Deus. Dizia certa vez um padre que devemos ter como objetivo ser santos de altar, ou seja, desejar viver de tal modo como estes santos que hoje nos brindam com seus exemplos que se pudesse dizer de nós a ponto de cogitar nossa canonização. É claro que ninguém almeja ser canonizado, somente este sentimento já seria falta de humildade.

Nesta leitura do Levítico encontramos o desejo do Senhor de como quer nos ver proceder, não pelo seu simples gosto, mas porque sabe que necessitamos agir assim para alcançar a vida eterna junto Dele. O que temos resumido e organizado no Decálogo encontramos também aqui neste trecho do Antigo Testamento.

“Não furteis; não minta; não jure em falso; não explore teu próximo; não amaldiçoes; não sejas injusto; não sejas um maldizente; não conspire; não tenhas ódio no coração; não procures vingança e nem guardes rancor”.

Cada um desses pedidos de Deus não são opções, são atos necessários para o ser humano, eles fazem parte de um conjunto, ou seja, não posso me contentar em apenas viver alguns deles. Preciso trabalhar para que todos sejam parte do meu proceder neste mundo. Vivendo assim, caros irmãos, chegamos perto daquele estado de santidade que antes falávamos.

Cristo no evangelho fala aos discípulos justamente orientado pelas palavras do Antigo Testamento, onde a justiça e a caridade são fundamentais para o Senhor. Através destas duas virtudes o ser humano consegue viver estes pedidos de Deus ouvido no Levítico. O dia chegará em que Deus permitirá a entrada no Reino somente aqueles que o serviram com caridade e justiça nos seus irmãos que também são nossos irmãos. Caríssimos, se queremos viver tais mandamentos para alcançar a santidade e assim ser aptos para a entrada nos Céus precisamos ouviu a voz de Cristo e viver cada pensamento, palavra e ação com caridade e justiça, isto nunca deve nos faltar.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022