Jovem, tua decisão começa pela Eucaristia

Desejo relembrar estas palavras do saudoso e bem-aventurado João Paulo II em sua mensagem para o Dia Mundial de Orações pelas Vocações de 2000. Destaco algumas palavras que dentre muitas, ressoam o convite claro e a nitidez de como os rapazes e também as moças devem começar a pensar seriamente e com generosidade neste caminho que Deus pode os chamar a trilhar.

No encontro com a Eucaristia, alguns descobrem que são chamados a se tornarem ministros do Altar, outros a contemplar a beleza e a profundidade desse mistério, outros a transbordar esse ímpeto de amor sobre os pobres e os fracos, e outros ainda, a captar, na realidade e nos gestos da vida de cada dia, o seu poder transformante. Na Eucaristia, todo fiel encontra não apenas a chave interpretativa da própria existência, mas a coragem de realizá-la a ponto de - na diversidade dos carismas e das vocações - construir o único Corpo de Cristo na história. (2)

Nada melhor para darmos conta do chamado do que viver com intesidade a graça da Eucaristia. Ela é mais do que simples alimento, é também canal de sintonia com Deus onde mais facilmente conseguimos discernir o estado de vida que devo seguir. Eucaristia! Ela deve ser o princípio de tua decisão!

Conheço as vossas hesitações e as vossas dificuldades, às vezes vos vejo desorientados, compreendo o temor que vos assalta perante o futuro. Mas também tenho na mente e no coração a imagem festiva de tantos encontros convosco nas minhas Viagens apostólicas, durante as quais pude constatar a sincera busca de verdade e de amor que reside em cada um de vós.
O Senhor Jesus fincou a sua tenda no meio de nós, e dessa morada eucarística ele repete a cada homem e a cada mulher: "Vinde a mim, todos vós que estais aflitos sob o jugo, e eu vos aliviarei" (Mt11,28).

Queridos jovens, ide ao encontro de Jesus Salvador!
Amai-o e adorai-o na Eucaristia! Ele está presente na Santa Missa, que torna sacramentalmente presente o sacrifício da Cruz. Ele vem a nós na santa comunhão e permanece no tabernáculo das nossas igrejas, porque é nosso amigo, amigo de todos, especialmente de vós, jovens, tão precisados de confiança e de amor. Dele podeis haurir coragem para serdes seus apóstolos nesta importante passagem histórica. […] Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de jovens capazes de "lançar pontes" para unir e reconciliar; depois da cultura do homem sem vocação temos urgência de homens e mulheres que acreditam na vida e sabem acolhê-la como chamado que vem do Alto, daquele Deus que chama porque ama; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos, com mente e coração abertos a ideais elevados e generosos, poderão restituir beleza e verdade à vida e aos contatos humanos. (3)

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022