Quarta-feira – Is 49,8-15 Jo 5,17-30

IV Semana da Quaresma

Pe. Valderi

O Senhor zela por seu povo, desde a retirada do Egito, da casa da escravidão o Senhor permanece sempre cuidando daqueles que elegeu como Seu povo. Por isso, o faz elo de aliança entre Si e os povos da terra.

Em realidade, Deus precisava deste elo com os homens para iniciar sua obra de restauração do gênero humano. O povo de Israel se torna assim, porta que Deus manteve aberta para que pudesse entrar a salvação necessária aos homens. Esta é a vocação mais sublime deste povo eleito, pois foi escolhido para que através deles chegasse ao mundo o Salvador das nações, Jesus Cristo.

O Filho de Deus vêm ao mundo para restaurá-lo de sua corrupção e livrá-lo da condenação eterna. Escutamos este evangelho e percebemos a unidade existente entre o Pai e o Filho. O que o Pai faz o Filho faz também (v.19)... quem honra o Filho, também honra o Pai que o enviou (v.23). Nada que Jesus fez ou falou realizou o fez sozinho, como ato solitário de sua natureza humana e divina, mas o fez com o Pai, assim o sacrifício na cruz foi realizado com concordância do Pai que ofereceu Seu Filho pela salvação do mundo. Fato quase semelhante, ocorreu com Abraão, sendo que para este Deus não permitiu o holocausto (Gn 22,1-18).

Neste discurso de Jesus Ele quer deixar evidente aos que O escutam que seu poder é vindo do Pai, que não têm obstáculos para sua ação quando se trata de restaurar a vida ao ser humano. Assim, afirma ter o poder de dar a vida a quem lhe aprouver assim como o Pai dá a vida a quem deseja. Nisto Cristo reafirma sua divindade, deixando os judeus que o ouviam perplexos por ainda não perceberem que o Messias de Deus está entre eles.

Cristo é o Salvador e Restaurador que a humanidade tanto desejava. Ele vêm da parte de Deus, por isso nossa plena confiança em suas palavras. E esta confiança no que nos promete deve nos animar e movimentar nosso viver. Sabemos que pensou a salvação do gênero humano desde sempre, sempre preparando os homens para que depois enviasse Seu Filho, e agora deixando-nos a Igreja para nos manter na fé e andando no caminho por Ele indicado para chegarmos a vida eterna.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022