Confissão: dicas para preparação

Oracao
I. PREPARAÇÃO
Quando quiseres confessar-te, recolhe-te a um lugar isolado e prepara-te:
  1. agradece a Deus, dizendo: “Meu Deus e meu Pai, eu vos louvo e agradeço por me terdes dado a vida e tantos benefícios durante esta minha vida, inclusive os sacramentos e o sacerdote que me ouvirá em Confissão”.
  2. reza no íntimo de tua alma: “Jesus, envia-me a luz do teu Espírito, a fim de que Ele me ilumine e me ajude a discernir quais os pecados que cometi e qual a sua gravidade. Ajuda-me também a me arrepender sinceramente. Amém”.
  3. poderás percorrer com tranquilidade as perguntas que seguem e assinalar aquelas coisas que te lembras de ter praticado ou omitido. Se não entendes um pergunta, procure consultar alguém de sua confiança.
  4. depois do exame feito com cuidado e recolhimento, olha para Jesus sobre a cruz, coberto de sangue, abandonado por todos na sua agonia. Tudo por causa do pecado. Mas Deus é misericordioso. Ele te espera e te acolhe com carinho quando voltas a Ele. Reza agora o ATO DE CONTRIÇÃO (durante a confissão o sacerdote o pedirá novamente):
  5. Meu Jesus, crucificado por minha culpa, estou arrependido de ter feito o pecado, pois ofendi a Ti que és tão bom. Mereço ser castigado neste mundo e no outro. Mas perdoa-me, por piedade. Não quero mais pecar. Ajuda-me com Tua graça. Amém.
  6. vai confessar com o confessor.

II. EXAME
Os Mandamentos de Deus
1º Mandamento: AMARÁS AO SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO DE TODA A TUA ALMA, DE TODAS AS TUAS FORÇAS.
Duvidei da existência de Deus? Acreditei apenas num ser supremo? Reneguei ou abandonei a minha fé? Pensei ou afirmei que todas as religiões são boas? Procurei aprender a minha religião? Rezei todos os dias?
Li livros ou revistas imorais, escritos ou jornais contrários à fé e aos bons costumes? Conservei estes escritos comigo? Emprestei-os a outros? Assisti programas de TV ou cinema contrários à fé e aos bons costumes? Zombei da religião ou de seus ministros?
Desconfiei da misericórdia de Deus? Quexei-me de sua providência nas doenças, na pobreza e nos sofrimentos? Deixei de fazer, por muito tempo, os atos de fé, de esperança e de amor? Zombei das coisas santas? Revoltei-me contra Deus? Frequentei reuniões, cultos ou organizações contrárias à minha fé, como espiritismo, umbanda, quimbanda, jorei, sarava, batuque, maçonaria, curandeirismo, seicho-no-yê, cartomantes, magia, feiticeiros, benzedeiras, adivinhos? Estou portanto comigo orações superticiosas? Agouros? Amuletos? Figuinhas? Lidei com despachos? Acreditei em horóspoco? Fiz curso de controle mental ou desenvolvimento mental e emocional ou meditação transcedental? Talvez não tenha participado diretamente nestas reuniões, cultos ou organizações contrários à fé, mas deles participaram meus pais, parentes ou outros e me comprometeram indiretamente? Talvez tenha ido apenas por estudo e curiosidade (contudo você ficou comprometido)? Coloquei as coisas do mundo, tais como riqueza, prazer, poder, fama, os meus conhecimentos, acima de Deus? Adorei a Satanás? Invoquei a Satanás? Evoquei os espíritos dos mortos? Acreditei na reencarnação?
2º Mandamento: NÃO PRONUNCIARÁS O NOME DO SENHOR TEU DEUS EM VÃO.
Pronunciei o nome de Deus dizendo palavras irreverentes? Roguei praga contra Deus? Ofendi a Deus com palavras? Recusei o auxílio de Deus? Desconfiei de Deus? Pronunciei o nome dos santos sem respeito? Blasfemei contra Deus? Nossa Senhora? Os Santos? Contra a Igreja? Contra os Sacramentos? Jurei falso ou sem necessidade? Prometi coisas ruins com juramento? Tenho deixado de cumprir promessas que fiz? Falei das coisas santas sem respeito?
3º Mandamento: GUARDARÁS O DOMINGO E DIAS SANTOS DE PRECEITO.
Participei de missa inteira aos domingos e dias santos? Cheguei tarde por própria culpa? Foi irreverente na igreja, rindo-me, conversando inutilmente? Tenho trabalhado aos domingos e dias santos sem necessidade? Aproveitei estes dias para rezar mais e passar mais tempo com a familia? Obriguei outros a trabalhar sem justa causa em dia santo?
4º Mandamento: HONRARÁS PAI E MÃE.
Fui malcriado para com meus pais e superiores? Entristeci-os gravemente? Desejei-lhes mal? Desobedeci-lhes? Em coisas importantes? Zombei de pessoas pobres, idosas, aleijadas? Tive vergonha de meus pais? Neguei-lhes minha ajuda e assistência, sobretudo se velhos ou doentes? Amo a meus pais? Honro a meus pais? Perdôo-lhes? Rezo por eles?
5º Mandamento: NÃO MATARÁS.
Expus-me ao perigo de vida sem necessidade? Tentei suicídio? Fui imoderado no comer e beber? Embriaguei-me? Usei tóxicos? Injuriei os outros? Deixei de ajudar o próximo em suas necessidades espirituais ou materiais? Briguei? Alimentei pensamentos ou desejos de vingança? Tive raiva ou ódio do meu próximo? Desejei-lhe algum mal? Desejei-lhe a morte? Conservei alguma inimizade? Denunciei alguém injustamente à autoridade para tirar proveito? Pus em perigo a vida corporal ou espiritual de outros? Com palavras? Omissões? Atitudes exageradas? Temeridade na direção do carro? Convidei alguém para o pecado? Disse palavras injuriosas para o meu próximo? Espanquei? Feri? Matei alguém? Mandei ou aconselhei a matar? Aconselhei ou provoquei aborto? Fiquei triste com o bem do próximo? Dei mau exemplo?
6º e 9º Mandamentos: NÃO PECARÁS CONTRA A CASTIDADE, NÃO COBIÇARAS A MULHER DO PRÓXIMO.
Faltei ao pudor? Despi-me diante dos outros? Cometi pecados impuros comigo mesmo (masturbação), com outros? Com animais? Provoquei tentações ou desejos impuros por más leituras, toques, cinemas, bailes licenciosos, trajes indecentes? Contei piadas imorais? Procurei as ocasiões de pecado? Rezo pedindo a Deus a força para ser casto? Tive relações fora do casamento? Liberdades no namoro? Defendi a promiscuidade e realções pré-matrimoniais? Defendi o divórcio? O aborto? Desejei adultério? Pratiquei adultério? (Este pecado deve ser considerado como violação de uma lei de Deus e não apenas uma inofensiva falta moral; o adultério destrói a família).
7º e 10º Mandamentos: NÃO FURTARÁS, NÃO COBIÇARAS AS COISAS ALHEIAS.
Tenho furtado alguma coisa dos outros? Tenho furtado dinheiro dos meus pais? Cobicei as coisas alheias? Aceitei ou comprei as coisas furtadas sabendo?  Fiquei com coisas achadas, sem procurar o dono? Planejei algum furto? Causei prejuízo de propósito ou por negligência? Paguei as minhas dívidas? Procurei reparar os danos causados? Cobrei juros excessivos? Enganei o próximo nas compras e vendas? Apelei injustamente para as leis trabalhistas para obter indenizações indevidas? Desperdicei tempo no trabalho? Retive coisas que deveria ter dado ao próximo? (A devolução faz parte do perdão do pecado).
8º Mandamento: NÃO LEVANTARÁS FALSO TESTEMUNHO.
Menti? Falei mal de outros? Difamei? Caluniei? Fiz juízos falsos e temerários? Semeei discórdia, inimizades na família? Provoquei inimizades políticas? Exagerei as faltas dos outros? Dei falso testemunho contra o próximo? Sou critiqueiro e fofoqueiro e mexeriqueiro? Gosto de ouvir falar mal dos outros? Reparei o mal que fiz com calúnias, mexericos? (A reparação faz parte do perdão do pecado).
_____________________________________________________________________
>> Para fazer baixar este texto em forma de folden, clique aqui.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022