Quarta-feira – At 15,1-6 Jo 15,1-8

V Semana do Tempo Pascal

Pe. Valderi da Silva

O que escutamos deste pequeno trecho dos Atos dos Apóstolos é o início visível da organização da Igreja. Desde muito cedo foi sentida a necessidade de algumas reuniões para se tratar de assuntos ainda não muito claros, principalmente sobre àqueles que surgia com o contato direto com os povos que eram evangelizados.

Toda esta estrutura que hoje vemos na Santa Igreja, certamente era algo necessário e que surgiria de qualquer modo. Por  isso, imaginar uma Igreja sem este cuidado de pensar a fé, para cada vez mais adequadamente responder as indagações do ser humano, é não entender a extensão da religião no âmbito humano e social, e talvez, nem compreender a reais necessidades dos homens e mulheres.

Em Jerusalém se reuniram para discutir algo que poderia parecer supérfluo. Mas se tratava da inclusão dos pagãos no cristianismo e mais importante ainda, se tratava de Jesus e a videiradefinir definitivamente a distinção entre religião judaica e cristianismo.

No conjunto da videira – apresentada por Jesus no evangelho – os ramos e folhas não crescem por si, mas é necessário um tronco donde vêm a força para viver. Jesus é este tronco que sustenta o ser, a vida […].

[…] nós somos os ganhos e ramos que para viver precisam necessariamente do tronco, ou seja, de Cristo. Somos dependentes Dele para viver, mas não só para viver, também para produzir algo em nossas vidas: aquele que permanece em mim, e eu nele, este produz muito fruto (Jo 15,5). É uma necessidade que os cristãos sentem de modo especial, pois sentimos que ao passo que tentamos executar nossas atividades sem a presença de Deus, sem colocar este ou aquele trabalho nas mãos de Deus, parece-nos que os frutos não são perfeitos, e por vezes até nem aparece nenhum fruto. Por este motivo, sentimos que realmente esta necessidade do ramo estar ligado constantemente ao tronco é a imagem perfeita de nossa ligação com Cristo [...].

O Cristo Ressuscitado é nossa força essencial para a vida, Dele tiramos o sustento necessário para viver, trabalhar e conviver com os irmãos. Ele também é o promotor de nossa felicidade que consiste fundamentalmente em estar unido a Ele. Esforcemo-nos em sempre colocar o Deus de nossa existência presente em nosso quotidiano. (Blog VALDERI: V Domingo do Tempo Pascal. 2012)

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022