Imaculado Coração de Maria

Acerca do Imaculado Coração de Maria, escreve o Diretório para devoções populares:

“Um dia após a festa do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja comemora a festa do Imaculado Coração de Maria. A proximidade das duas festas é, por si mesma, o sinal litúrgico do inter-relacionamento de ambos os Corações: o mistério do Coração do Redentor se transfere e se reflete para o Coração de Maria que é companheira de caminho e discípula de Cristo.Imaculado Coracao de Maria 01

Tal como a festa do Sacratíssimo Coração de Jesus, associa os mistérios salvíficos de Cristo e os dirige às suas fontes, precisamente ao coração; assim também a comemoração do Imaculado Coração de Maria é a universal comemoração da ‘incorporação’ da Mãe à obra redentora do Filho desde a encarnação até à morte e ressurreição e à descida do Espírito Santo” (174).

A devoção ao Coração Imaculado de Maria germinou na era patrística e desenvolveu-se na Idade Média e nos tempos modernos, por obra de São Bernardo, de Santa Gertrudes, de Santa Brígida, de São Bernardino de Sena e São João Eudes. Este último foi o maior apóstolo do culto ao Coração de Maria, e em 1648 conseguiu obter a festa do Bispo de Autun (França). A Santa Sé mostrou-se-lhe favorável ao início do século XIX, até que, em 1805 Pio VII concedeu a celebração da festa às Dioceses e às Congregações religiosas que lhe faziam pedido. Mais tarde (1855), Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios. Durante a última grande guerra (8 de dezembro de 1942), Pio XII fez a consagração da Igreja e de todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos após (1945), estendia a festa à Igreja universal. (Site Devoções. Leia-me!)

Imaculado Coracao de Maria 02 “O objeto primário da festa do Coração Imaculado de Maria é a sua mesma pessoa”, visto que Nela encontramos a imagem perfeita do ser humano obediente a Deus e cumpridor de Sua vontade. “O objeto secundário é o Coração simbólico, isto é, o coração físico da Virgem enquanto é símbolo de seu amor e de toda sua vida íntima. O Coração Imaculado de Maria é a expressão de todos os seus sentimentos, afetos, e, sobretudo, de sua ardentíssima caridade para com Deus, para com seu Filho e para com todos os homens, que lhe foram confiados solenemente por Jesus agonizante”. É este coração que pulsa pelos homens porque se assemelha ao coração de Seu Filho, e por este motivo, arde de desejo por ver todos santos, cumpridores da Vontade de Deus. (Cf. Site Devoções. Leia-me!)

Esta memória de Nossa Senhora, deve servir para nos lembrar de que todo ser humano deve se assemelhar ao Coração de Cristo, assim como Maria se assemelha ao Coração de Seu Filho. A relação de Maria com Jesus, é nosso ideal de relação com Deus, não somente seu afeto pelo filho Jesus, mas pela obediência e confiança em Sua vontade, atitudes que moldam um coração capaz de se encher de amor pelos outros e guardar e refletir tudo neste espaço íntimo chamado “coração”.

A leitura do Evangelho de São Lucas, que escutamos na narração desse episódio da perda e encontro de Jesus no templo, quando tinha doze anos, diz-nos que Maria guardava todos estes acontecimentos no seu coração. Já antes e neste mesmo Evangelho, quando da apresentação de Jesus no templo, se fala do coração de Maria, um coração que será trespassado por uma espada para que se conheçam todos os pensamentos dos corações. O coração de Maria é assim um lugar da memória, mas também um lugar de revelação.

Contudo, se hoje celebramos o coração imaculado de Maria é porque antes de mais ele foi aquele coração puro de que Jesus fala nas bem-aventuranças, esse coração puro que será capaz de ver a Deus. Maria é a encarnação dessa bem-aventurança e por isso hoje a podemos chamar imaculada, podemos dizer e louvar o seu coração imaculado.

E mais, o coração puro de Maria permitiu-lhe não só ver a Deus como promete a bem-aventurança, mas que esse mesmo Deus se fizesse homem no seu seio, encarnasse na sua carne humana e recebesse o sangue da vida desse coração puro. Deus faz-se homem na carne de Maria pela pureza do seu coração. (Blog Vitae Fratrum Ordinis Praedicatorum. Homilia da Solenidade do Imaculado Coração de Maria. 12/06/2010)

Hoje o seu Imaculado Coração é forte sinal para toda a Humanidade. Convite a aceitarmos o amor, a voltarmos ao amor, a dizermos não à tentação e sedução do mundo da violência, da morte, da arrogância e do poder do mal. Maria é voz de boa-nova a anunciar que Cristo está vivo. Ela continua a ser presença da força do mistério pascal de Cristo que vence o pecado e a morte.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022