São Tiago, Maior

2Cor 4,7-15 Mt 20,20-28
Valderi da Silva

A Igreja celebra neste a festa de São Tiago apóstolo, também chamado de o Maior – para diferenciá-lo do Tiago menor. Também é chamado assim por ser o irmão mais velho de João evangelista. Nos evangelhos têm sempre a presença confirmada entre os mais próximos de Cristo dentre o grupo dos apóstolos.
Sao Tiago o maior 2
Esta primeira leitura tirada da carta de São Paulo aos Coríntios, é lida nesta celebração justamente porque nos deseja recordar a fragilidade de nosso corpo diante da morte. Esta morte Tiago também experimentou ao ser decapitado (At 12,1-2) sob o comando de Herodes Agripa I. Paulo fala que trazemos um tesouro em vasos de barro, este vaso já reconhecemos ser nosso corpo mortal e perecível. Mas e este tesouro, o que será? Lembrando da missão recebida por Tiago e do que ele aprendeu com o Mestre, fica fácil entender que este tesouro se trata da fé, tesouro inestimável que nos abre a porta da salvação, que nos faz chegar ao coração de Deus. A fé é este tesouro, e o trazemos em vasos de barro, pois, nosso corpo não somente pode perder o sopro da vida, como ser obstáculo para a preservação deste tesouro. Justamente através do corpo podemos aliarmos ao pecado, embaciando o brilho deste tesouro, deixando-o perder seu valor para mim a tal ponto que o perco pela estrada da vida.

Mas aquele que vê o vaso de barro se romper alheio a seu cuidado, vê na verdade a semente que morre para produzir fruto (cf. Jo 12,24-25), configura-se ao sacrifício de Cristo na Cruz, bebe de Seu cálice (cf. Mt 20,22; 26,39). Se refere explicitamente do martírio, forma excelente de testemunho da fé, banhada pelo próprio sangue. Paulo diz que este sacrifício deve ser visto como “a morte [agindo] em nós, enquanto a vida age em vós” (2Cor 4,12). Complemento com a famosa sentença de Tertuliano: sanguis martyrum, semem christianorum (sangue dos mártires, semente de cristãos). É a vida que brota da aparente morte do irmão que defendeu sua fé até o último suspiro, e por isso arrastou para Deus muitos pela fé, tesouro que não se perdeu quando o vaso de barro foi rompido com a morte.

Sao Tiago maior [martirio]Sao Tiago o maior
A fé nos faz superar todas as espécies de martírios que podemos sofrer em nosso tempo, pois ela nos faz compreender que, para a glória de Deus, não é somente a morte abrupta que pode fazer crescer a fé de outros, mas também as muitas agonias sofridas pelas contrariedades que passamos nesta vida por causa da fé em Jesus Cristo. Este testemunho firme e fiel, apesar estigmatista, nunca deixa de alimentar a fé dos irmãos. É também pela fé que, mesmo sendo constantemente 
ameaçada pelo mal, não nos deixa calar e assim, anunciamos o Evangelho de Cristo e a necessária conversão a Seu amor. Em São Tiago batia este coração ardente por Deus, que mesmo sabendo o perigo não temia sair a terras distantes para levar o Evangelho a todos, pela glória de Deus. Segundo uma antiga tradição, teria sido o evangelizador da região onde atualmente é a Espanha, que o fez ser muito cultuado a partir do século IX, principalmente em Compostela (Espanha) onde o tiveram como protetor de sua fé e liberdade contra os mouros. Ali erigiu-se um santuário que se tornou um dos maiores lugares de peregrinação da Europa durante a Idade Média e ainda hoje.

Nos voltando para o Evangelho (Mt 20,20-28), escutamos este pedido da mãe dos filhos de Zebedeu – Tiago e João – que faz Jesus revelar profeticamente o destino glorioso de Tiago. Serão entregues a morte cruel, para derramar seu sangue em testemunho de Jesus Cristo, nosso Senhor. Irá beber o cálice que Cristo bebeu e será um dos primeiros apóstolos a dar este testemunho, por volta do ano 42-43 d.C., durante as festas pascais (cf. At 12,1-2).

O desejo demonstrado por sua mãe a Jesus, de estar ao lado de Jesus no Reino do Céu, deve-se a sua grande fé em Jesus Cristo. De fato, não se trata de mera expressão de pretencionismo ou egoísmo, mas temos em Tiago alguém que não teme pedir a Deus que lhe deixe estar eternamente a Seu lado sem nunca O deixar. Esta cena deve ser vista sobre a seguinte instrução de Cristo: quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor, quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo (Mt 20,26-27). É o grande exemplo que Jesus nos deu com Sua encarnação, o rebaixamento para ser exaltado; quem se humilha é o digno de honras no Reino dos Céus. Bem o contrário de quem procura a glória terrena, pois este já procurou sua felicidade plena aqui e não gozara desta exaltação do humilde na eternidade.

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022