Santa Rosa de Lima, Virgem

2Cor 10,17 – 11,2 Mt 13,44-46

Pe. Valderi da Silva

Neste dia os cristãos possuem mais um motivo para se alegrar, de modo especial nós aqui, na América Latina, pois lembramos hoje daquela flor límpida e perfumada “com o suave odor de Cristo” que se enamorou de Deus e por Ele viveu até conseguir Dele o tão esperada ingresso em Seu Reino. Viveu no Peru, no século XVII e foi tomada como Padroeira da América Latina.Santa Rosa de Lima

Estamos lembrando de Santa Rosa de Lima, a rosa mais perfeita destas terras. Nela, foi plantada a semente da santidade entre estes povos, pois foi a primeira a ser reconhecida oficialmente como heroica em suas virtudes e prodigiosa em sua intercessão, no ano de 1671 pelo papa Clemente IX. Ela nunca ingressou num convento, porém, “viveu de acordo com a mais estrita perfeição religiosa, em oração e em penitências contínuas. Recebeu Graças místicas extraordinárias. Foi perseguida pelo demônio mas, em contrapartida, tinha frequentes conversações com Nossa senhora e com seu Anjo da Guarda” (Blog VALDERI. Santa Rosa de Lima, Virgem. 23/08/2010). Como é comum numa vida de santidade, não deixava nada lhe abalar, prova disto foi quando seu pai perdeu toda a fortuna e se viu obrigada a trabalhar de doméstica, porém, sempre alimentava esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência" (Santa Rosa de Lima. Santa Rosa de Lima e sua história). Nesta frase de Rosa, encontramos sua compreensão plena das palavras que de Cristo ouvimos neste evangelho: “O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra... vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mt 13,44). Nela podemos exemplificar estas palavras do Senhor, pois é exatamente o que faz uma vida que conseguiu encontrar este tesouro, se desfaz de tudo o que possui, se desfaz de tudo que a modula como ser humano a imagem do mundo que a rodeia, permitindo que adquira para sempre aquele tesouro que encontrou. E por quê? Porque percebeu que nada se compara em valor ao que encontrou.

Muitos homens e mulheres nestes séculos de cristianismo puderam encontrar este tesouro e se agarrar nele com todo a força de sua alma e corpo. Mas sabemos o que é este tesouro? Não se pode falar adequadamente, mas podemos sim se aproximar de sua definição, ao dizer como Rosa de Lima “se os homens soubessem o que é viver em graça...”. A vida na graça de Deus é parte deste “tesouro” eterno, em realidade é o que podemos encontrar aqui, neste mundo, pois ele se completará no Reino dos Céus junto de Deus. Viver nesta Graça é participar antecipadamente de alguma parte do gozo eterno é viver já na terra a incorruptibilidade que somente encontramos no Céu. Não fica difícil percebermos o porque que o pecado tenta mais aquele que esta em estado de graça, pois é justamente aquele que o Demônio não consegue corromper e que vê desdenhar perfeitamente suas insídias. Santa Rosa de Lima dizia uma frase como esta quando lhe ofereciam muitos presentes e quando apareciam algumas propostas de casamento: "O prazer e a felicidade que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto" (idem). É como uma alma que vive na Graça vê as coisas do mundo e tudo que ele pode oferecer. Devemos perceber nela a própria conduta de uma vida santa: vivia conforme os costumes de sua época, utilizando-se da boa educação recebida, convivia com as pessoas de sua família, estudou e trabalhou, mas sempre viu em tudo apenas momentos necessários em sua trajetória terrena, nunca depositou neles sua esperança e seu futuro, olhou para tudo e todos como quem olha para Deus, pois seu olhar estava somente Nele. “Quem se gloria, glorie-se no Senhor” (IICor 10,17), nos diz São Paulo.

Nesta feliz comemoração, não esqueçamos que a feliz memória dos santos deve servir para alimentar em nós o desejo de ser santos como eles foram santos, de alcançar o perfeito amor a Deus que eles alcançaram, de compreender realidade de uma vida de santidade. Por isso, nos fixemos hoje em Santa Rosa de Lima, e por sua intercessão, peçamos a Deus que nos ilumine o caminho nem sempre fácil de nossas vidas para encontrarmos o mesmo tesouro que esta Rosa, perfumada de santidade, encontrou.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022