A importância da Cruz para os cristãos

Valderi da Silva
Durante todas as Jornadas Mundiais da Juventude, criadas e iniciadas pelo Beato João Paulo II, dois símbolos foram entregues aos jovens como tesouros confiados às suas mãos: o ícone com a imagem de Nossa Senhora e a Cruz. Em realidade, em grau de maior simbolismo a Cruz antecede o ícone de Nossa Senhora, pois é para os cristãos mais que um mero símbolo, esta ligada diretamente com a Salvação do gênero humano.

[Jesus aponta a cruz como imagem do seu seguimento neste mundo]
Na sociedade em sempre respeitosa com a Igreja Católica e suas manifestações de fé, sempre surgem vozes questionando e vasculhando no fundo de seus raciocínios torpes e já viciados por ideologias e conveniências humanas, argumentos para travar um inútil esforço de desvalorizar a fé cristã, manifesta em seus atos de piedade e devoção. Nestes tempos de JMJ, mais uma vez escutamos questionamentos sobre o porque dos cristãos católicos venerarem tanto uma cruz, que poderia ser trazida como símbolo da morte, do fim de tudo. No entanto, todos estes deixam de lado o próprio Senhor que deu a esta cruz, que antes era somente símbolo de morte e “má sorte”, além de descrença total numa vida após a morte, um sentido novo, transformando-a em caminho para a vida eterna, após os sofrimentos e a morte neste mundo.

A partir de Jesus, nos evangelhos, percebemos que o Senhor nos aponta precisamente a cruz como imagem do seguimento a Ele enquanto estamos neste mundo: “Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim” (Mt 10,38); “se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8,34); “se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia, e siga-me” (Lc 9,23). Numa compreensão mais específica, a cruz se torna muito mais que imagem, pois pode dar a entender que se trata apenas de simbolismo do seguimento. Na verdade, o que indica Jesus é que a cruz deve ser assumida pelos seus seguidores dia a dia, esta cruz que pode ser traduzida pelos variados sofrimentos e contrariedades que enfrentamos. Para uns, esta cruz será a dificuldade em aceitar as exigências dos Mandamentos de Deus, para outros esta cruz será a própria fraqueza do corpo diante das tentações que o mundo oferece, para outros ainda esta cruz se traduzirá pela dificuldade nos estudos, com a família e mesmo com a sociedade que o rodeia. O cristão assume esta cruz, pois deseja andar nos passos de Cristo, onde a contrariedade, a calúnia e a injustiça estão sempre presente, pois o mundo não gosta da cruz assim como não gosta de Cristo.

[Os cristãos levam a cruz consigo como sinal da morte e da vida]
Os que não enxergam a importância da cruz facilmente interrogam a si e aos outros o porque ostentar uma cruz se Cristo esta vivo, não esta morto. Por que levanta uma cruz de madeira se nela não esta mais pendente o corpo de Jesus?

Primeiramente é preciso fazer notar que Jesus nunca falou para que abandonássemos a cruz, deixássemos de considerá-la em nossas vidas, até porque seria uma contradição em sua mensagem nos evangelhos. Os cristãos veneram a Cruz de Cristo precisamente porque é o baluarte da vitória sobre a morte, é o altar onde Jesus Cristo ofereceu-se inteiramente e definitivamente por nós, para que obtivéssemos a salvação tão necessária para a vida eterna junto de Deus.

Cristo ressuscitou, esta vivo! Mas mesmo vivo, a cruz permanece como caminho necessário para que chegasse a esta vitória sobre o aguilhão que prendia o ser humano nas trevas, ainda distante da vida eterna. Isto escandaliza muitos contemporâneos nossos, de modo especial aqueles que confundidos pelo inimigo, tentam sempre desmerecer a Verdade propagada pela Igreja Católica, sempre fiel ao Seu Mestre e Senhor.

“Onde está o argumentador deste século? Deus não tornou louca a sabedoria deste século? Com efeito, visto que o mundo por meio da sabedoria não reconheceu a Deus na sabedoria de Deus, aprouve a Deus pela loucura da pregação salvar aqueles que crêem. Os judeus pedem sinais, e os gregos andam em busca de sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, que, para os judeus, é escândalo, para os gentios é loucura, mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,20-24).
Jesus Cristo, Ressuscitado, é oferta perene na cruz por nós, por este motivo sempre a Cruz será o caminho e sinal dos seguidores de Cristo.

[Morte para o mundo e vida para Deus]
O cristão ao assumir esta Cruz, move-se a morrer para o mundo, por isso continua sendo símbolo de morte, pois é nosso caminho de rechaço às coisas que nos prendem a um lugar ou coisa que nos afasta da união com Deus. A morte para o pecado é tão necessária para a perfeita união com Deus que necessita de um símbolo forte e que se imponha diante da persistência do mal em desencaminhar os filhos de Deus. Este símbolo não poderíamos encontrar com maior força senão onde foi nos conquistada a salvação, pelo sangue preciosismo de Nosso Senhor.

Morte e vida, tudo na Cruz de Cristo que é nossa também, por isso sempre a veneraremos, sempre a teremos como sinal premente de nossa Salvação, pois foi nela que Cristo se entregou, foi numa cruz que Ele optou ofertar-se livremente, sem usurpar-se de sua divindade para aliviar-lhe a dor (cf. Fl 2,6). Se a carregamos nos ombros, se a veneramos, se a ostentamos em nosso peito, em nossas igrejas é porque ainda permanecemos fieis ao seguimento de Jesus Cristo.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022