Quinta-feira – Fl 3,3-8a Lc 15,1-10

XXXI Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi da Silva

Jesus nos faz pensar na diferença entre a compreensão que o ser humano têm da dignidade humana e da justiça, e da compreensão que Deus têm. De fato, percebemos claramente que Jesus nos quer mostrar primeiramente que Deus não pensa como nós, sua justiça não esta como a nossa, na verdade, é a nossa que deve estar com a Dele.

Para Deus é impossível deixar que uma ovelha se perca quando sabe-se que ela tem possibilidade de retorno. Deus não permitiria que alguém, mesmo que cego diante de seus próprios erros, fosse descartado no plano da salvação. Todos, sem exceção, podem retornar ao amor de Deus e com isso serem novamente guiados pelo Bom Pastor. Diferentemente de nós, que certamente mensuraríamos os diversos fatores que levou tal pessoa a se afastar, e talvez até condenaríamos esta pessoa a impossibilidade de retorno. Isto porque não temos a mesma compreensão de Deus sobre a dignidade humana, algo totalmente elevado, que é incapaz de perder-se mesmo com a mais horrenda faceta do pecado.

Esta compreensão divina sobre o alto valor do ser humano, Deus o revela no amor de Jesus Cristo pela humanidade. É Ele quem mostra-nos o verdadeiro desejo do coração de Deus, para que não se perca nenhum filho Seu, mas que ele possa ser encontrado e novamente encaminhado à casa do Pai. É por este motivo que ouvimos Jesus contar esta parábola da ovelha perdida e das noventa e nove. São cem ovelhas, uma totalidade num mesmo redil, mas que se vê diminuída por uma ovelha que se perdeu. Esta ovelha pode ter-se perdido por vários motivos, que Jesus não faz questão de elucidar, e isto nos leva a pensar. Realmente, pensemos que justamente não se fala os motivos que levou tal ovelha a se perder porque é o de menos importante para o pastor, na ordem das preocupações naquele instante, encontrar a ovelha lhe é mais preocupante do que racionalizar o motivo pelo qual ela se perdeu. Talvez poderíamos pensar em nossos desvios, quando nós como ovelhas, nos separamos do “redil” de Cristo que é a Igreja. Neste momento em que pecamos e por isso nos afastamos, nos perdendo, será que Cristo vai primeiro se preocupar com do porque nos perdemos? Ou será que agirá como este pastor da parábola, que foi logo buscar a ovelha perdida sem ficar parado procurando o motivo de tal perdição? Em relação aos nossos pecados, devemos nos ver assim: Deus nos quer ver voltar, nos quer de volta, sem se preocupar antes com o tamanho do erro cometido pois o importante mesmo é que o filho extraviado volte para casa. Este voltar para casa significa voltar ao caminho da santidade, voltar ao estado de graça diante de Deus, puro de nossos pecados.

Dizendo isso, não excluímos a responsabilidade de cada um em permanecer no caminho que Deus nos revelou. O que se pretende compreender de Cristo é que somos sempre procurados por Deus quando nos separamos Dele, quando nos apartamos de Sua família, reunida por Ele em sua Igreja.

Nisto percebemos o conforto de Paulo ao entender que não importa para Deus o tamanho de seus pecados passados diante do infinito amor de Deus, que o busca e o chama para Seu lado. É tendo esta compreensão que fica-nos mais fácil agir como Paulo e diminuir nosso apego a própria carne enquanto que ela significa para nós preocupação com as coisas do mundo.

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022