Espírito Santo permanece guiando a Igreja

O Espírito Santo ainda guia a Igreja?

Esta pergunta não passa na maioria das mentes católicas pelo mundo, mas tem surgido na mente e no coração de alguns católicos que olham desconfiados e até tristes para o Papa Francisco e especialmente para o comportamento de alguns Bispos, sem mencionar alguns padres que continuam a provocar alguns escândalos, mesmo em menor proporção ao alardeado pela imprensa nos casos de pedofilia.
Estamos às vésperas de celebrar mais uma Solenidade de Pentecostes e me vêm a mente estas pessoas que em nada devem ser julgadas pela fé, pois não as tenho como "fracas na fé", ou "mal intencionadas" ao expressarem seu descontentamento especialmente pelo Santo Padre.
A respeito do Papa é preciso lembrar que ao longo da história sempre foi comum algumas críticas e desgostos de católicos aos papas que os governavam, pois a Igreja (na individualidade dos fiéis) sempre soube que o Papa não é Deus e que portanto, é suscetível ao erro, ao engano. Neste sentido é que sabemos não ser pecado, venial e muito menos mortal, criticar palavras, expressões e até atitudes do Santo Padre, desde que não se trate de pronunciamentos oficias em questão de fé e moral, pois neste campo e sob esta intenção (pronunciamento oficial) o Papa goza de infalibilidade, uma prerrogativa de sua missão como Pastor Universal, e de todos os fiéis pede a justa obediência.
Mas o que desejo expressar aqui é que, apesar das críticas e outras manifestações exageradas ou simplesmente antipáticas aos pastores da Igreja em geral, e também apesar dos mais diversos escândalos ou polêmicas, Deus nunca deixaria de assistir a Sua Igreja, de modo que o Espírito Santo continua a impulsionar a fé de milhares de batizados pelo mundo e assim o será até o fim dos tempos.
Testemunho os fiéis indo a Santa Missa aos domingos, crianças sendo batizadas, jovens sendo catequizados... tudo isso apesar das possíveis "crises" na Igreja. Neste sentido faço valer um pensamento que sempre me ajudou a nunca duvidar de minha fé, quem erra são as pessoas dentro da Igreja e não a Igreja, esta que é Santa e Imaculada na sua dimensão divina. Pensando na Santa Missa, único local do mundo que presenciamos o Grande Milagre Eucarístico, a transubstanciação.
Nenhuma crise, nenhum erro ou mau jeito de padres, bispos e do próprio Papa me fará acreditar que o Espírito Santo não guia mais a Santa Igreja de Cristo.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022