Papa Francisco: Gratuidade e justiça

"... a gratuidade não é complemento, mas requisito necessário para a justiça" (Papa Francisco no Discurso à Sociedade Civil no Equador, 07.07.2015)



O Santo Padre Francisco esta viajando pela América Latina, visitando alguns países, e no dia de ontem (7 de julho) fez um discurso na Igreja São Francisco em Quito, para diversos membros representantes da sociedade civil, momento bastante propício para falar alguma coisa sobre a Doutrina Social da Igreja.
O Santo Padre ressaltou bastante o papel importantíssimo da família como célula desenvolvedora da sociedade, o que de fato, ele vêm fazendo desde que chegou na América Latina. Valorizar a família pode ser a grande mensagem do Papa Francisco nesta viagem que emprega pela América Latina, visitando o Equador, Bolívia e Paraguai.
Penso que um momento importante deste discurso do Santo Padre foi também deixar claro que a gratuidade não é um mero adereço linguístico ou do passado, que pode ser dispensado na sociedade, pelo contrário ela é requisito indispensável para a verdadeira justiça. Dando como exemplo a pegunta que faz as crianças sobre como repartem o pirulito que possuem com aquele amiguinho que chega próximo a eles, afirma que esta gratuidade se for esquecida no exercício da justiça na sociedade civil pode nos levar a uma falsa "justiça", pode nos levar a um placebo que dá margem as marginalidades que existem na sociedade de hoje.
Ser justo não é apenas dar o que penso logicamente pertencer ao outro, mas também dar-lhes o que os olho enxergam que lhes falta e que posso lhes dar, mesmo que naquele momento eu fique sem o que der a outro.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022