Comentário francês sobre a visita de Dom Schneider a FSSPX

Xavier Celtillos | Médias-Presse-Info | Tradução do francês Blog VALDERI


Bispo Athanasius Schneider deu uma entrevista para o blog Rorate-coeli no qual ele dá algumas informações.
Sabemos em primeiro lugar que a Santa Sé convidou-o a visitar os dois seminários da Fraternidade São Pio X, e que novas discussões ocorreram lá, esta missão têm, obviamente, um valor de avaliação:
"A Santa Sé pediu-me para visitar ambos os seminários [] da Fraternidade São Pio X, para liderar uma discussão sobre um tema teológico específico, com um grupo de teólogos da SSPX e com Sua Excelência Dom Fellay. Para mim, isso mostra que a Santa Sé não leva a FSSPX a uma realidade eclesial insignificante, mas deve ser levado a sério. Eu mantenho uma boa impressão de minhas visitas. Observei uma realidade saudável nestes dois seminários [], tanto teológica, espiritual e humano.O "sentire cum Ecclesia" da FSSPX é ilustrada pelo fato de que eu estava sendo recebido com verdadeiro respeito e consideração, como um enviado da Santa Sé. Além disso, foi com satisfação que em ambos os lugares, havia uma foto na entrada do papa Francisco, o Pontífice reinante. Na sacristia, havia placas com o nome de papa Francisco e do bispo diocesano do lugar. Fui tocado para testemunhar o canto tradicional para o papa ("Oremus pro Pontifice nostro Francisco ...") durante a exposição solene do Santíssimo Sacramento. "
Mas não há nada de novo sob o sol. A situação é a mesma por 40 anos sem que as autoridades romanas deixem de ignorar nada. Em seguida, vem o problema teológico, que seria apenas pastoral de acordo com Dom Schneider:
"Não há, a meu conhecimento, das principais razões para a recusa do reconhecimento oficial canônico ao clero e aos fiéis da FSSPX, enquanto eles devem ser aceitas como elas são. Foi, além disso, a pedido do Arcebispo Lefebvre à Santa Sé: "Aceite-nos como nós somos."
Acho que a questão do Concílio Vaticano II não deve ser uma "condição sine qua non", já que era uma reunião pastoral, com objetivo pastoral. Parte das declarações conciliares refletem apenas o seu tempo, e seu valor é temporário, como com qualquer documento pastoral ou disciplinar. Dada a perspectiva bi-milenar da Igreja, podemos dizer que ambas as partes (a Santa Sé e a SSPX) sobre-avaliaram e superestimaram a realidade pastoral da Igreja, que é o Concílio Vaticano II. "
Assim, há uma exclusão da FSSPX há 40 anos, mas porque nos é dito. Tais declarações são, provavelmente, benevolente vis-à-vis a FSSPX e tem como objectivo reconhecê-lá plenamente Católica, mas é preciso admitir que esses pensamentos gentis não se conformam com a realidade. A realidade é que o Concílio Vaticano II introduziu novidades na Igreja teologicamente, posturas de oposição com o Magistério da Igreja. O que o bispo Schneider não fala é que, não é porque se trata de um conselho pastoral que ele pode dar-se ao luxo de estar em contradição com a doutrina. Esta doutrina conciliar Igreja aplica esta alteração:
- João XXIII anatemiza os pessimistas para melhor abrir as janelas da Igreja a um mundo que temos de olhar complacente
- Paulo VI que sacrificou faixas da Tradição para uma melhor adaptação a humanidade para se tornarem adultos capazes de experimentar em si seu encontro com Deus
- João Paulo II, campeão da liberdade religiosa e do diálogo inter-religioso a que devemos Assis, beijando o Alcorão e participação em cultos pagãos e hereges
- Bento XVI, que desejava oferecer uma hermenêutica menos devastadora do Concílio, propôs distinguir o Concílio daquele dos meios de comunicação, progressistas e secularizantes, com o verdadeiro Concílio que teria perdido um pouco a conformidade com a Tradição da Igreja.
- E agora Papa Francisco, que torna a noção de uma avaliação do bem e do mal subjetiva da consciência de cada homem e que têm a intenção de dar a comunhão aos divorciados novamente casados ​​e que os homossexuais são mais "discriminados" pela Igreja.
O Sínodo catastrófico que teve lugar em Roma, em Outubro de 2014 e que deve continuar em 2015 aplica-se à revolução dos costumes desejado pelo Concílio ao nível da Fé. Os ataques recorrentes contra o casamento por cardeais líderes que desejam modificar a doutrina da Igreja estão em total impunidade.
E Dom Schneider ressalta:
"Caso contrário, a abertura pastoral e ecumênico da Igreja contemporânea, que tem sido repetido muitas vezes, obviamente, perder a sua credibilidade, e a história um dia culpará o atual governo por ter "imposta seus irmãos mais carga do que o necessário"(cf. At 15:28), o que é contrário ao método dos Apóstolos"
Então aqui o objetivo declarado: o objetivo não é levantar o cordão de isolamento em torno da FSSPX que ele possa participar da renovação da Igreja, mas para incorporá-lo nesta nova Igreja depois do Concílio em nome do ecumenismo do Concílio Vaticano II. Esta seria uma armadilha mortal. Lefebvre também em seu tempo, quando ele viu que não havia nenhuma vontade de Roma para retornar à Tradição recusou qualquer colaboração com as autoridades modernistas:
"Mesmo se você nos conceda um bispo, mesmo se você nos concede uma certa independência dos bispos, mesmo se você nos conceda toda a liturgia de 1962, se você nos dá para continuar os seminários e da Irmandade, como fazemos agora , não podemos trabalhar em conjunto, é impossível, impossível, porque nós trabalhamos em direções diametralmente opostas. Você, você trabalha para de-cristianização da sociedade, da pessoa humana e da Igreja, e nós, que trabalhamos para o cristianismo. Não podemos concordar! Roma perdeu a fé, meus queridos amigos. Roma está em apostasia. [...] são palavras vazias que eu digo. Essa é a verdade. Roma está em apostasia. Não podemos mais ter confiança neste mundo, Ele deixou a Igreja, eles deixaram a igreja, eles deixam a igreja. Claro, claro, com certeza." (Arcebispo Lefebvre, 04 de outubro de 1987)
O último texto publicado pelo Vaticano para o Sínodo Instrumentum laboris, mostra o desejo.
Na realidade, a questão não é a de a FSSPX; olhar para as coisas a partir dessa perspectiva que está se afastando do verdadeiro problema: a do Vaticano II. Seus frutos "milagrosos" são conhecidos agora, visível para todos: liturgia antropocêntrica, Igreja secularizada, o relativismo, o abandono da prática, seminários vazios e destruição das vocações, dogmas esquecidos e negações... Quando aparecerá o questionamento deste Concílio para o verdadeiro bem da igreja? E, além disso, se é somente um concílio pastoral como reivindicado por Dom Schneider, o que impede que se pergunte isso? A menos que seja pastoral que, quando se trata de obter um acordo suicida para a FSSPX ... [ironicamente falando, claro!]
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*O que esta entre colchetes é do tradutor, Blog VALDERI

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