Islamização da França: uma capela católica pode se tornar uma mesquita em Vernouillet

Francesca de Villasmundo
Tradução Blog VALDERI (TL)

Em Yvelines, mais precisamente emVernouillet, a prefeitura e a comunidade muçulmana acabam de assinar um acordo para transformar uma capela contemporânea que não era mais usada como mesquita. O grande substituto étnico e religioso está a caminho.

Le Parisien (O Parisiense) evoca o caso em sua edição de 28 de agosto:

"Um acordo assinado entre a prefeitura e a comunidade muçulmana local está causando ondas em Vernouillet. Ele afirma que a antiga capela do parque, localizada no coração da cidade, poderia ser permanentemente transformada em mesquita. Os oponentes não se desgastam: para eles, o caso foi discutido "às escondidas".
A associação cultural franco-magreb Espoir, que tem cerca de 300 membros, pede um local de culto há quase 30 anos. Por falta de uma sala de oração, eles já estão reunidos na capela abandonada. "A comunidade muçulmana se beneficia com deste local desde 1998 e este contrato foi assinado para formalizar o uso de equipamentos", diz Pascal Collado, prefeito (SE). Esta comunidade deve ser capaz de cultuar. " 
Uma satisfação para a associação que pode até adquirir o local. A idéia de criar um verdadeiro local de oração já está sendo considerada. "O prédio é muito pequeno, uma marquise foi instalada ao lado", diz a associação. O objetivo é criar uma sala de oração para homens e outra para mulheres. Uma licença de construção será desenvolvida nessa direção.
Embora o edifício não esteja de acordo com os padrões, ele pode ser ajeitado para dar lugar a uma nova construção. "Vamos acompanhar a comunidade muçulmana e a mesquita será limitada ao local atual, alerta o prefeito. A vontade da associação e da cidade é construir um edifício local. 
 Ainda assim, o assunto é debatido. Nenhuma informação foi filtrada enquanto a transação foi assinada em maio passado. "O prefeito quer esconder dos moradores o acordo que foi feito pouco antes das eleições municipais antecipadas", denuncia Marie-Helene Lopez-Jolivet (LREM), líder do grupo de oposição Vernouillet Reunido no conselho da cidade.
O ex-prefeito (PS) da cidade teme as tensões em torno do futuro edifício. "Buscamos informações no livro de decisões do prefeito, mas não há documento", critica Marie-Hélène Lopez-Jolivet. Não conhecemos o conteúdo do arrendamento com opção de compra, nem os elementos referentes ao projeto da mesquita. "Antes de tomar esse tipo de decisão, o prefeito deveria ter realizado uma campanha de concertação", concorda um morador, obviamente surpreso.
O edifício é um edifício contemporâneo. Está localizado em uma ilha de vegetação no meio dos edifícios de Park City, representando um total de cerca de 800 habitações construídas em 1956 para os trabalhadores das fábricas de automóveis. O proprietário social da época, que possuía esse pequeno prédio, o entregou à prefeitura e sua profanação já ocorre há vinte anos.
A dessacralização de um edifício religioso está sujeita a um procedimento preciso. Desde que a lei de separação de igreja e estado foi promulgada em 1905, todas as igrejas construídas após essa data são de responsabilidade de organizações religiosas e pertencem a dioceses.
"A decisão de dessacralizar um edifício religioso chega ao prefeito apenas a pedido do bispo", explica Bruno Valentin, bispo auxiliar de Versalhes. Em caso de opinião favorável, a prefeitura toma a mão. Um município pode ter o direito de solicitar o desmantelamento de um edifício quando o culto não é mais comemorado ou por causa de sua condição, mas também para uma mudança de destino. "Para se configurar a dessacralização, todos os elementos religiosos, como estátuas ou altar, são removidos após uma celebração litúrgica final", disse o prelado. Então o edifício perde sua função religiosa. "
A abordagem é rara. Na França, apenas algumas igrejas se tornaram mesquitas nos últimos anos em Clermont-Ferrand (Puy-de-Dome), Graulhet (Tarn), Lille (norte) e Nantes (Loire-Atlantique) ".

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022