Coronavírus: Para que caos social?

Pierre-Alain Depauw
Tradução do francês: Blog VALDERI (TL)
Todo mundo entende que o coronavírus não terá apenas um impacto na saúde. As consequências deste vírus serão duradouras e incontáveis. Eles dizem respeito a liberdades individuais, a saúde psicológica de populações confinadas, a vida familiar (na China, os divórcios explodiram após o término do confinamento), a religião (com privação particular por semanas ou mesmo meses do direito de comparecer ao culto), cultura, vida social e vida econômica.

Vamos fazer uma pausa por alguns momentos nas conseqüências sociais e econômicas previsíveis desse coronavírus. O fechamento de restaurantes, cafés, salas de concerto, lojas, empresas, fábricas etc., bem como a dispensa de uma parcela crescente da população todos os dias, causará problemas em cascata. Emmanuel Macron pode muito bem prometer todos os tipos de medidas de ajuda a empresas em dificuldade (não precisando mais pagar aluguel, água, gás, contas de energia elétrica etc.), alguém terá um dia que pagar a conta. E este alguém, não se engane, não serão os representantes das altas finanças, mas você e eu.

Um cenário "grego" está aparecendo no horizonte. Com o caos social, isso significa.

Em um tempo não muito distante, é seguro apostar que, como foi o caso da Grécia, as aposentadorias e salários serão reduzidos para ajudar a pagar pela adição do Coronavírus.

Da mesma forma, é cada vez mais provável que, em um momento ou outro, em nome da "solidariedade nacional", os poupadores sejam perfurados.

Que não se engane, Macron anunciou um "mundo diferente" para nós. E este não será encantado.

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022