"Contos Extraordinários" de Edgar Allan Poe

Poucas vezes na vida você pode ter uma grata surpresa como esta, um sobrinho indicando um autor que você era desconhecido e que acaba sendo uma grata surpresa, dentro do estilo literário. Foi assim que fui apresentado para Edgar Allan Poe, um escrito do século XIX que consta de várias obras entre romances, contos e crônicas literárias que avalizam sua experiência como crítico literário e escritor a ser respeitado no meio.

O livro "Contos Extraordinários" (POE, Edgar Allan. Ed. Ciranda Cultural, SP, 2019) com certeza é uma porta de entrada à obra deste escritor de um gênero que pode arrepiar os leitores sensíveis. Ele se enquadra no estilo "gótico" dentro do romance literário, trazendo sempre presente o tema da morte e o que leva a ela, e por isso facilmente seus leitores o colocam dentro dos roll dos escritores policiais, pois suas histórias trazem muitos elementos investigativos, como o conto "Os Assassinatos da Rua Morgue", por exemplo.

O estilo gótico é patente no conto do "Gato Preto", contro este que abre o livro lido e aqui mencionado. O tema da morte e a sombria áurea que cobre este evento tão temido pelos seres vivos, parece inspirar escritores com Poe a capturar  a atenção de seus leitores de uma maneira que, ainda no século XXI, parece-nos incrível e misteriosa a leitura de histórias extraordinárias como estas.

A história nos conta que Edgar Allan Poe era um excelente crítico literário e que primara pela excelência do método no conto, algo que podemos até comprovar em alguns destes contos registrados no livro como "O Poço e o Pêndulo" e "A Máscara da Morte Vermelha".

Para falar mais de Poe é precisa conhecer mais e por isso simplesmente convido a conhecer este autor através de suas obras.

Boa viagem!

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022