Arautos do Evangelho: Supressão por parte do Vaticano?


Está sendo comentado nos círculos mais restritos da Igreja Católica a possível supressão por parte do Vaticano da Associação de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, algo não muito surpreendente se lembrarmos das outras atitudes aprovadas pelo Papa Francisco de eliminar as comunidades de linha mais tradicionalista dentro da Igreja Católica em favorecimento das mais liberais e progressistas.

Deixo aqui duas notícias sobre o assunto, uma do site Glória.Tv e outra do site mesmo dos Arautos do Evangelho.

---

Waterloo se aproxima: Sicários do Vaticano atacam novamente - mas desta vez a vítima está contra-atacando (link https://gloria.tv/post/h1f2SW4cAs7q6HMMzCWHYkrZH , acesso em 18/09/21)

A Congregação para os Religiosos, dirigida pelo notório Cardeal Aviz, ordenou que todos os alunos dos internatos do brasileiro Arautos do Evangelho voltem para casa.

O pretexto utilizado é que o risco é "muito alto" de que essas crianças possam sofrer violência e abusos físicos e psicológicos. Com esse argumento, todas as escolas do mundo poderiam ser fechadas.

O verdadeiro motivo da medida é privar os Arautos de potenciais candidatos. A disposição data de 22 de junho, mas foi mantida em segredo até agora.

Até mesmo FaroDiRoma.it, partidário de Francisco, admitiu em 13 de setembro que esta é uma medida “severa e sem precedentes” que foi tomada “antes que um escândalo de grandes proporções estourasse”. Em outras palavras: essa é uma punição preventiva.

Os Arautos estão presentes em 78 países e contam com cerca de três mil membros. FaroDiRoma.it acredita que o próximo passo possa ser sua supressão.

ElConfidencialDigital.com (14 de setembro) escreve que os Arautos apelaram contra o decreto porque nunca foram ouvidos ("diálogo") e a lei canônica foi violada. De acordo com fontes internas, "este é mais um passo do Cardeal Aviz para dissolver os Arautos da animosidade pessoal manifesta".

O presidente da associação de pais criticou duramente a decisão de Aviz, dizendo que mesmo o comissário de Francisco para os Arautos não foi consultado e desconhecia acusadores ou provas. Ele explicou que as escolas não podem ser acusadas de ofensas “que possam ser cometidas no futuro”, e que são autônomas e baseadas na lei civil, portanto “o Vaticano não tem poder sobre elas”.

---

PORTAL DE NOTÍCIAS METRÓPOLES PROPAGA FAKE NEWS CONTRA OS ARAUTOS DO EVANGELHO (link https://www.arautos.org/secoes/arautos/nota-de-esclarecimento-297473 , acesso em 18/09/21).

Sobre a matéria veiculada no dia 03/09/2021 no Portal METRÓPOLES, de autoria de Guilherme Amado, denominada “Vaticano manda fechar colégios dos Arautos do Evangelho após ano letivo”, a Associação Arautos do Evangelho do Brasil tem a declarar o seguinte:

A afirmação feita pelo Metrópoles de que “Vaticano manda fechar colégios dos Arautos do Evangelho após ano letivo” é FALSA! O Vaticano NÃO mandou “fechar colégios dos Arautos”.

Faltando com a responsabilidade de oferecer aos leitores um jornalismo sério e, sem se preocupar em buscar fontes oficiais e confiáveis, o Metrópoles, na mesma matéria, continua a veicular informações inverídicas ao afirmar:

“Um documento emitido pelo Vaticano em 22 de junho determina que os colégios do grupo Arautos do Evangelho sejam fechados após a conclusão deste ano letivo” – Tal determinação nunca ocorreu e nem é cabível legalmente a nenhuma autoridade eclesiástica o fechamento de colégios. Esta prerrogativa é de atribuição dos órgãos vinculados ao Ministério da Educação, Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação, após devido processo legal.

“O Vaticano determina que todos os menores de idade internados nos colégios…” – Não houve determinação alguma oriunda do Vaticano nesse sentido, inclusive os citados colégios nunca foram internatos. Tal determinação não caberia, novamente, a nenhuma autoridade eclesiástica, pois a decisão de hospedagem ou residência cabe primordialmente aos pais e/ou responsáveis legais pelos menores.

“Entre as razões para o fechamento dos colégios” – Conforme já explicado acima, tal determinação é inverídica e impossível de ser emanada face as leis que regem a educação e o ensino oficial no Brasil.

A decisão, ‘sponte própria’ emanada por S. Em.ª Cardeal Braz de Aviz, está sendo contestada em âmbito canônico. De qualquer forma, não versa sobre o que foi divulgado mentirosamente pela matéria.

Importa destacar que a citada decisão (distorcida pelo Metrópoles) já é motivo de pronunciamento e indignação de diversos juristas renomados no Brasil e no exterior, que serão publicados oportunamente neste canal de informações.

“O Ministério Público também investiga o caso” – tal investigação realmente ocorreu, porém foi arquivada, pois os fatos não foram comprovados, como não poderiam ser, visto que não ocorreram. O Metrópoles poderia ter consultado as fontes oficiais, pois a data da determinação de arquivamento é de 26 de agosto de 2021, portanto anterior à publicação da matéria.

 O papel do jornalismo sério e responsável é informar a sociedade dos fatos, preferencialmente de forma imparcial (e se não o for, que deixe claro seus posicionamentos), conforme as regras do bom jornalismo; porém, a difusão de informações inverídicas é inaceitável em qualquer situação.

Por fim, o Portal METRÓPOLES costuma rotular notícias falsas com a marcação de “fakenews”, portanto sugerimos que tal site remova a notícia mentirosa aqui indicada, mantendo sua suposta “tradição” em combater as informações falsas e poupando o já atribulado Poder Judiciário Brasileiro de ter de dispender seus recursos para determinar essa justa remoção.

Os Arautos sempre estiveram e estão à disposição para quaisquer esclarecimentos antes que tais inverdades sejam levadas inconsequentemente ao público.

Temos um compromisso com a verdade e sempre honraremos os votos e preceitos religiosos que regem nossas vidas.

São Paulo, 4 de setembro de 2021.

Arautos do Evangelho

Comentários

Publicação do site mais visitada:

Ranking segundo IFFHS – Os 100 melhores times do mundo

ATENÇÃO

O site valderi.com.brestá migrando para outro local.
Acesse AQUI para acessar o novo site.



Blog VALDERI © 2022